Entenda o que é RED e supere sua ansiedade - Resenha crítica - Psicóloga Adriana Araújo
×

Novo ano, Novo você, Novos objetivos. 🥂🍾 Comece 2024 com 70% de desconto no 12min Premium!

QUERO APROVEITAR 🤙
63% OFF

Operação Resgate de Metas: 63% OFF no 12Min Premium!

Novo ano, Novo você, Novos objetivos. 🥂🍾 Comece 2024 com 70% de desconto no 12min Premium!

2995 leituras ·  0 avaliação média ·  0 avaliações

Entenda o que é RED e supere sua ansiedade - resenha crítica

Entenda o que é RED e supere sua ansiedade Resenha crítica Inicie seu teste gratuito
Psicologia

Este microbook é uma resenha crítica da obra: 

Disponível para: Leitura online, leitura nos nossos aplicativos móveis para iPhone/Android e envio em PDF/EPUB/MOBI para o Amazon Kindle.

ISBN: 978-65-0020-828-3'

Editora: Independente

Resenha crítica

Será que você tem ansiedade?

Vivemos um tempo de excesso de informações, correria e cobranças constantes. Em um momento assim, a epidemia de ansiedade não passa despercebida. Se você nunca suspeitou ter essa condição, considere-se privilegiado. E o diagnóstico não é fácil. 

Existem sintomas emocionais e físicos, variando de acordo com a intensidade da crise. Podemos considerar a ansiedade um sinal do inconsciente, que transmite emoções para compreendermos, por meio da repetição de um padrão, que algo não vai bem.

A ansiedade é vista por profissionais como o topo de um iceberg. Enxergamos nela um problema que tem muitas causas ocultas e individuais que precisam ser devidamente analisadas para a eficácia de qualquer tratamento. 

Esse estado ansioso que nos aflige precisa ser decodificado, por mais confuso que ele pareça. Se você sente a aceleração dos pensamentos, palpitações, calafrios e a necessidade de resolver todos os problemas de uma só vez, precisa se atentar à frequência desses sinais, como atrapalham sua vida e o quão forte surgem. 

Quanto maior, mais possibilidade de haver pouco autoconhecimento, além da coerência emocional, conhecida pela sigla CE, estar em nível insatisfatório. Se o inconsciente quer falar com você, ouça, preste atenção. Sem essa pausa para a devida escuta, não é possível entender os motivos da angústia. 

O que é a RED

Para quem tem dúvidas sobre sofrer com ansiedade, é fundamental entender o que é a Reação Emocional Desproporcional. Conhecida pela sigla RED, é um conceito desenvolvido pela autora usado na prática terapêutica com seus pacientes, clientes, coaches e alunos.

Trata-se de um mergulho em emoções intensas, levando as pessoas a agirem com intensidade elevada, analisando superficialmente as situações ao redor e os problemas enfrentados. Nesses casos, a opção inconsciente de tomar ações imediatas e movimentos rápidos nos leva ao piloto automático.

Com isso, a RED traz à tona algumas emoções negativas vividas anteriormente. É importante não confundir essa atitude com reações normais em meio a situações novas, sejam elas ameaçadoras, estressantes ou mesmo perigosas. Afinal, é normal sentir um frio na barriga diante de novidades como viagens, um novo emprego ou mesmo um encontro com alguém que você gosta muito. 

Na RED, você expressa reações normais de forma exagerada. Nem é preciso ser ansioso para passar por esses momentos, já que até pessoas calmas são submetidas a reações extremas. Falamos de uma desconexão entre a percepção mental do momento presente e a resposta emocional. 

Enquanto seu consciente vive o momento presente, outros sentimentos pulam e se somam à preocupação, ao sofrimento e à angústia. A desproporção, o exagero e o descompasso nos cegam e se desequilibram durante a RED. 

Causas da RED

Cada pessoa tem motivações diferentes, mas, no geral, a RED aflige as pessoas devido à sigla DEPTA, representando desorientação, emoção, posicionamento, tempo e ação. 

A desorientação é uma sensação de descontrole e incompreensão das próprias emoções. É quando os sentimentos e a percepção do mundo ao redor ficam desalinhados, distorcendo a percepção sobre fatos recentes. 

Quando não conseguimos identificar qual emoção está intensificada e de onde ela vem, temos um alerta de que o problema não se refere ao agora, mas às experiências vividas no passado ou mesmo à antecipação do futuro. 

O posicionamento entra no momento em que responsabilidades de outras pessoas, que não nos cabem, são carregadas por nós, ainda que de forma involuntária. Também é preciso pensar no tempo atual. Se nossa angústia tem a ver com o passado ou com o futuro, caímos numa RED.

Por fim, a ação das escolhas tomadas a partir do estado de desorientação costumam ser as piores possíveis, nos afundando em um momento de crise que, se não for devidamente detectado e tratado, pode nos jogar em um período ansioso mais extenso do que o comum. 

Nos momentos de RED, todos esses componentes nos levam a agirmos por impulso, mergulhando em reações desproporcionais que intensificam o mal-estar e a falta de sincronismo interno. 

Sintomas da ansiedade

Passando da metade deste microbook, precisamos olhar para os sintomas emocionais da ansiedade. Os mais comuns envolvem tanto pontos psicológicos quanto fisiológicos. Isso porque mente e corpo são interligados, alterando-se continuamente.

A forma negativa e acelerada de pensar sobre possibilidades futuras, reais ou imaginárias, é um clássico na vida dos ansiosos. Evidentemente, não existe autodiagnóstico dessa condição que dispense o trabalho de um profissional, mas é importante alertar sobre suas possibilidades para quem pode estar sofrendo do transtorno. 

Pessoas ansiosas sentem um estado emocional constante de desconforto, uma mistura de medo, insegurança e antecipação mental de um futuro problemático. 

A tendência de se sentir permanentemente à beira de uma catástrofe é o que os impede de acalmar a própria angústia, já que vivem para evitar tudo o que parece ser tão terrível quanto certo de acontecer. 

Um tratamento de ansiedade eficaz vai além de aliviar sintomas, mas trabalha na compreensão e tradução de tudo que a mente vê, recebe e lê a partir das emoções. É importante ressaltar que tentar controlar todas as emoções é uma missão impossível de se cumprida, especialmente porque ela é uma mensageira de problemas maiores. 

Sua cura não depende só de manter o autocontrole, mas entender como a RED age em sua situação particular, monitorando as causas da DEPTA e mudando escolhas e atitudes para garantir mais bem-estar e qualidade de vida.

Como sair da RED

Você precisa adotar o chamado EEE, sigla usada para o estado emocional de “escolhiação”, nome dado pela autora para as escolhas que levam a novas ações positivas. São novos comportamentos que fazem a diferença na superação dos momentos de crises e reações desproporcionais. 

A primeira atitude a ser tomada é não fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ser multitarefas e dividir a atenção nos impede de focar os pensamentos na execução de uma só atividade. Isso trava a compreensão das próprias emoções, além de ser desgastante e não deixar que possamos ter momentos de relaxamento total. 

O próximo passo é não dar asas às imaginações negativas. Muitas vezes, as crises nos tiram a tranquilidade por causa de fantasias ruins. Pessoas ansiosas costumam acreditar, de forma equivocada, que pensar no pior dá mais oportunidades de se prevenir e agir contra um futuro de incertezas, aumentando sua aceleração interna. 

Outra atitude fundamental é nunca duelar com as ideias. Tentar vencer o pensamento negativo com um positivo é uma derrota certa. Isso porque a ansiedade aumenta da mesma forma e nos faz gastar muita energia nessa disputa entre o bem e o mal. Na verdade, você deve construir ações positivas para vencer esse duelo mental. 

Por fim, nunca acredite na necessidade de agir com emoção. O ideal é sempre analisar a situação como um todo, porque muitas certezas são enganação da RED ou da ansiedade. Pare, pense, interprete o mundo. Só depois disso parta para a ação. 

Boas práticas com as emoções

Em alguns pontos rápidos, podemos enumerar boas práticas para lidar melhor com suas emoções. 

Quando você tiver um prazo para uma entrega no trabalho, busque agir na organização, gestão do tempo e informações antes de dar seus primeiros passos. 

Sempre que alguém reclamar de seu comportamento ou lhe transmitir um feedback negativo, tente prestar atenção ao conteúdo, forma e emoção na expressão da insatisfação antes de tirar conclusões precipitadas. 

Se suas vontades forem contrariadas, foque sua atenção no agora, naquela pessoa ou situação, para só depois reagir. E quando houver motivos para duvidar das pessoas de sua confiança, converse francamente, buscando construir relações sólidas e abertas. 

Outro ponto importante é a alimentação. Se após comer, você se sente mal com frequência, é bom ter mais atenção, porque comidas e bebidas podem interferir em suas emoções. 

O mesmo vale para o sono. Se não estiver relaxando ao fim do dia e suas noites nunca recuperarem as energias, então passou da hora de analisar os motivos das dificuldades para dormir e acordar. 

Analise todos esses aspectos com lucidez, calma e sem se apegar demais ao futuro. Seus problemas e suas soluções estão no presente. Por isso, o melhor momento para tomar conta das emoções é agora. 

Notas finais 

Saúde mental é um tema cada vez mais comentado, seja em ambientes profissionais ou mesmo em conversas entre amigos. E não é para menos. Com uma rotina cada vez mais corrida, somos pressionados por todos os cantos e por isso a importância dos cuidados com aspectos psicológicos não pode ser menosprezada. Este microbook foi uma verdadeira lição sobre como identificar até que ponto algumas aflições são normais ou transtornos que precisam ser tratados por profissionais qualificados. Toda informação sobre bem-estar é mais do que bem-vinda. 

Dica do 12min

Que tal aprender um pouco mais sobre a mente humana? No microbook Hipnose e neurociência, você descobre como essa combinação pode fazer toda a diferença em seu cotidiano. 

Leia e ouça grátis!

Ao se cadastrar, você ganhará um passe livre de 7 dias grátis para aproveitar tudo que o 12min tem a oferecer.

Quem escreveu o livro?

Adriana Araújo é uma psicóloga e palestrante que ajuda pessoas a passarem pelos problemas da ansiedade, assim como, ensinando como ter maior controle sobre o peso e o papel fundamen... (Leia mais)

Aprenda mais com o 12min

6 Milhões

De usuários já transformaram sua forma de se desenvolver

4,8 Estrelas

Média de avaliações na AppStore e no Google Play

91%

Dos usuários do 12min melhoraram seu hábito de leitura

Um pequeno investimento para uma oportunidade incrível

Cresca exponencialmente com o acesso a ideias poderosas de mais de 2.500 microbooks de não ficção.

Hoje

Comece a aproveitar toda a biblioteca que o 12min tem a oferecer.

Dia 5

Não se preocupe, enviaremos um lembrete avisando que sua trial está finalizando.

Dia 7

O período de testes acaba aqui.

Aproveite o acesso ilimitado por 7 dias. Use nosso app e continue investindo em você mesmo por menos de R$14,92 por mês, ou apenas cancele antes do fim dos 7 dias e você não será cobrado.

Inicie seu teste gratuito

Mais de 70.000 avaliações 5 estrelas

Inicie seu teste gratuito

O que a mídia diz sobre nós?