Repeatability - Resenha crítica - James Allen
×

Novo ano, Novo você, Novos objetivos. 🥂🍾 Comece 2024 com 70% de desconto no 12min Premium!

QUERO APROVEITAR 🤙
63% OFF

Operação Resgate de Metas: 63% OFF no 12Min Premium!

Novo ano, Novo você, Novos objetivos. 🥂🍾 Comece 2024 com 70% de desconto no 12min Premium!

810 leituras ·  3 avaliação média ·  132 avaliações

Repeatability - resenha crítica

Repeatability Resenha crítica Inicie seu teste gratuito
Startups & Empreendedorismo

Este microbook é uma resenha crítica da obra: 

Disponível para: Leitura online, leitura nos nossos aplicativos móveis para iPhone/Android e envio em PDF/EPUB/MOBI para o Amazon Kindle.

ISBN: 1422143309, 978-1422143308

Editora: Harvard Business Review Press

Resenha crítica

A replicabilidade

Zook e Allen empenham-se, nesta obra, em destruir a errônea noção segundo a qual, para que uma empresa tenha êxito, o mais importante é escolher bem o mercado de atuação.

Para os autores, é muito mais relevante que a organização seja flexível o bastante para se adaptar as contínuas oscilações de ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos e fluidos. Organizações de comprovado sucesso, como Google, Faber-Castel e Amazon atingiram o nível atual justamente por que perceberam isso.

Para aplicar esses mesmos princípios e construir, para a sua empresa, um modelo de negócio replicável, será preciso:

  • adotar uma política de aquisição de novos conhecimentos em loop fechado;
  • investir os melhores esforços, em recursos materiais e humanos, na elaboração de um core business diferenciado e consistente;
  • comunicar adequadamente quais regras não estão abertas à negociação.

Core business consistente

Para que a sua empresa consiga adquirir e, sobretudo, manter a coerência de suas atividades principais é necessário estabelecer diferenciais competitivos em três áreas estratégicas: redução de custos, qualidade dos produtos ou serviços comercializados e conquista de uma posição relevante em seu segmento de atuação.

Regras não passíveis de negociação

Essas regras são, na verdade, conjuntos sistematizados de boas ideias. Elas resumem a necessidade de transformar conceitos mais ou menos abstratos em comandos acionáveis por todos os membros da equipe profissional.

Para efetivá-las em sua empresa, é altamente recomendável primar pela objetividade das prescrições, a fim de que inexista espaço para dúvidas ou má interpretação. No entanto, sua essência intima dependerá, em grande medida, das especificidades de seus objetivos a cada momento.

Aquisição de novos conhecimentos

Na extensa pesquisa realizada para a produção de “Repeatability”, nossos autores identificaram que a capacidade de adquirir, velozmente, novos conhecimentos é determinante para o bom posicionamento da empresa no mercado.

Disso deriva um maior potencial para se adaptar e reajustar processos frente a mudanças significativas e, assim, maximizar a eficiência do gerenciamento de riscos.

Comportamentos de liderança

Em sua experiência profissional você já deve ter notado que a desordem age como uma verdadeira força da natureza: basta que as atividades de liderança sejam ligeiramente deixadas de lado e o caos pode se instaurar, prejudicando a eficácia dos processos e a rentabilidade do negócio.

Sendo assim, é imprescindível aprender, desenvolver e aplicar coerentemente os comportamentos de liderança adequados à sua realidade corporativa. Afinal, os modelos replicáveis não podem ser implementados desde uma perspectiva “automática” ou “mecânica”.

Não há, portanto, solução pronta e acabada, igualmente aplicável a toda e qualquer organização. Enquanto líder empresarial cabe a você, em sua prática diária, encontrar o “justo meio” entre os extremos representados pela estratificação de funções e a liberdade de ação.

A simplicidade como valor central

Infelizmente, é muito comum que líderes empresariais de organizações que, ao passarem por um crescimento significativo, se retiram do convívio diário com seus colaboradores e clientes.

Como o crescimento da empresa gera uma significativa dilatação das tarefas a realizar, manter a simplicidade como valor contribui, e muito, para o sucesso da utilização dos modelos replicáveis.

Evitar a complexidade desnecessária significa reduzir custos e se livros do risco de prejudicar a qualidade do atendimento aos clientes.

Notas finais

Os modelos replicáveis podem ser encarados como um caminho intermediário entre a estabilidade e a mudança. Para que funcione na prática, você não deve se esquecer de conhecer e, principalmente, investir naquilo que a sua empresa faz de melhor.

Aproveite as indicações dos autores para aprimorar todos os procedimentos internos que, em seu negócio, encontram-se voltados à captação, transmissão e processamento de informações relevantes.

Dica do 12'

Confira mais livros em nossa categoria de Empreendedorismo!

Leia e ouça grátis!

Ao se cadastrar, você ganhará um passe livre de 7 dias grátis para aproveitar tudo que o 12min tem a oferecer.

Quem escreveu o livro?

James Allen (28 de novembro de 1864 - 24 de janeiro de 1912) foi um escritor e filósofo britânico conhecido por seus livros inspiradores e poesia e como um pioneiro do movimento do Novo Pensamento e autoajuda. Sua obra mais conhecida, As a Man Thinketh (Você é aquilo que pensa) tem sido editada com sucesso desde que foi publicada, em 1903. Tem sido uma fonte de in... (Leia mais)

Aprenda mais com o 12min

6 Milhões

De usuários já transformaram sua forma de se desenvolver

4,8 Estrelas

Média de avaliações na AppStore e no Google Play

91%

Dos usuários do 12min melhoraram seu hábito de leitura

Um pequeno investimento para uma oportunidade incrível

Cresca exponencialmente com o acesso a ideias poderosas de mais de 2.500 microbooks de não ficção.

Hoje

Comece a aproveitar toda a biblioteca que o 12min tem a oferecer.

Dia 5

Não se preocupe, enviaremos um lembrete avisando que sua trial está finalizando.

Dia 7

O período de testes acaba aqui.

Aproveite o acesso ilimitado por 7 dias. Use nosso app e continue investindo em você mesmo por menos de R$14,92 por mês, ou apenas cancele antes do fim dos 7 dias e você não será cobrado.

Inicie seu teste gratuito

Mais de 70.000 avaliações 5 estrelas

Inicie seu teste gratuito

O que a mídia diz sobre nós?